Muitas dúvidas surgem quando estamos planejando uma viagem internacional e uma das mais comuns é vale a pena investir em um seguro viagem. Para te ajudar a responder essa e outras dúvidas relacionadas a seguro viagem para a África do Sul, continue a leitura.


A África do Sul é um destino muito buscado pelo safári! No entanto, apesar de ser uma atividade turística das mais comuns no país, os safáris são considerados uma atividade de risco, bem como mergulho, paraquedismo e montanhismo. 

qual-melhor-seguro-viagem-para-africa-do-sul
Safári são uma prática comum entre os turistas que visitam a África do Sul e são considerados uma atividade de risco

Está pensando em atividades como estas para a sua viagem? Então lembre-se de conferir as letras pequenas na hora de contratar seu seguro. É imprescindível que ele tenha cobertura médica para esses tipos de roteiro.

Nós nunca viajamos sem seguro, e por isso, sempre indicamos aos leitores aqui do blog que façam o mesmo. Não queremos nunca pensar no pior, mas estar precavido faz a nossa viagem ser muito mais tranquila. 

Continue lendo e entenda melhor porque é tão importante um bom Seguro Viagem para a África do Sul. E se restar alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos lhe ajudar!


Qual o melhor seguro viagem para a África do Sul?

São diversas opções de seguro viagem disponíveis para a África do Sul. E para facilitar a sua vida, selecionamos as 3 opções com coberturas mais completas (e que incluem cobertura COVID 19!). Confira abaixo:

Travel Assist 150 Mundo + COVID19

Ótimo custo x benefícios quando falamos de viagem para África do Sul. O Travel Assist 150 Mundo + COVID-19 possui cobertura de despesas médico hospitalares de até USD 150.000, além de cobrir a prática de esportes e covid. Grávidas também estão contempladas neste seguro, desde que estejam com até 28 semanas de gestação.

>> Conferir preço

Coris 30 Mundo Vip + COVID19 

A COVID ainda está por aí, com suas variantes e é importante não contar com a sorte, já que as despesas ao contrair o vírus em outro país podem ser bem caras.

A indicação, em caso de contração do vírus, é permanecer em quarentena, como por exemplo, remarcar voos e estender a estadia no hotel. Por isso, é super importante ter uma cobertura de seguro viagem Covid 19.

Neste caso, o Coris 30 Mundo VIP + COVID19 pode ser uma opção com bom custo x benefício. Ele cobre prorrogação de estadia de USD 1.000, além de direcionamento ao segurado em caso de necessidade de atendimento médico.

>> Conferir preço

Assist Card AC 60 Mundo + COVID19

Por que recomendamos? Cobertura de USD 60.000 para despesas médico hospitalares e acidentes por prática de esportes.

Um dos diferenciais do Assist Card AC 60 Mundo +COVID19 é a assistência para Covid-19, incluindo despesas médicas, além de USD 1.100 de gastos com hotel, e USD 1.000 de garantia de viagem de regresso, caso seja necessário ficar de quarentena no destino e remarcar voos.

O valor é mais elevado se compararmos a outros (R$520 para uma semana, contra R$90 de opções mais em conta), mas a cobertura médica chega a USD 60.000.

>> Conferir preço

A gente sempre usa e recomenda essa ferramenta de comparação, pois ela permite que você coloque lado a lado os preços e coberturas das melhores seguradoras do mercado (Travel Ace, Assist Card, GTA, Affinity…).

Eles apresentam de maneira resumida as melhores opções disponíveis no mercado, o que poupa um bom tempo que você gastaria com pesquisa. E o bom é que você faz o contrato dentro do próprio site de maneira prática e rápida!


Seguro Viagem África do Sul é obrigatório? 

Não existe obrigatoriedade de seguro viagem para turistas que ingressam na África do Sul. Porém, isso não diminui a necessidade de viajar com um bom seguro em mãos.

Você estará em outro país, experimentando novos sabores, expondo-se a atividades diferentes das que está acostumado(a). Caso algo saia do planejado,  essa é uma garantia de que você conseguirá lidar com a situação de forma mais tranquila e contando com uma rede de apoio com profissionais de qualidade.

seguro-viagem-africa-do-sul.
Cheia de cultura, a África do Sul não pode deixar de estar em suas viagens internacionais

Documentos para entrar na África do Sul 

Existem alguns documentos específicos que você precisa para entrar no na África do Sul em 2022. Para os viajantes que realizarão atividades de trabalho, estudo, pesquisa ou reuniões de negócios, é preciso visto. Já os brasileiros que procuram o país para turismo: 

  • Visto: não precisam de visto para até 90 dias de permanência; 
  • Passaporte: o passaporte precisa estar com data de expiração superior a 6 meses da data da viagem. 
  • Vale lembrar também, que o passaporte precisa ter 2 páginas não utilizadas quando apresentado para os carimbos de entrada e saída ou até mesmo visto;
  • Febre amarela: é necessário portar o certificado internacional de vacina contra a febre amarela; 
  • Covid 19: é obrigatória a apresentação do certificado de vacinação contra COVID-19 ou resultado negativo do teste PCR COVID-19 não superior a 72 horas a partir da hora de partida. Ambos os documentos devem estar em inglês, inclusive você pode baixar seu certificado de vacinação gratuitamente (e em inglês) no site Conecte SUS.

Aproveite para visitar o site oficial do consulado para obter maiores informações.


seguro viagem africa do sul quanto é
Outro clássico da África do Sul é o passeio para observar tubarão branco

Por que contratar um seguro viagem para a África do Sul? 

Apesar da África do Sul não exigir seguro viagem, é sempre bom ficar preparado para qualquer imprevisto, principalmente em um outro país, com línguas, costumes e dinâmica totalmente diferente do que estamos habituados. Listo alguns exemplos: 

1) Atendimento ágil:

Muitas situações podem acontecer e é sempre muito bom estar preparado para todos eles. O sistema de saúde pode ser gratuito, mas para imprevistos, uma consulta pode demorar. Ter um seguro viagem que possibilita a agilidade em situações assim, é muito bom. 

2) Necessidade de cobrir medicamentos:

Muitos medicamentos são caros, seja aqui no Brasil ou na África do Sul. Por isso, em caso de crise alérgica ou intoxicação alimentar, será necessário remédios e prescrição médica. Os seguros de viagens costumam cobrir despesas farmacêuticas ou consultas médicas como essas, que são mais rápidas mas podem custar caro. 

3) Extravio de bagagem: 

Sim, é bem comum bagagens extraviadas, mas caso você tenha um seguro, um desastre bem maior pode ser evitado. Seguros de viagens como o Travel Assist 150 Mundo +COVID-19, cobrem situações assim. O que é ótimo né? Imagina pisar no país e ter essa dor de cabeça? Pois é, sempre bom estar atento (a). 

Esses são alguns dos argumentos importantes para se contratar um seguro viagem. Até mesmo as atividades que você planejou são importantes para pensar em contratar um seguro viagem para África do Sul. 

viajar-com-seguranca-para-africa-do-sul
Para evitar dores de cabeça e curtir o melhor da África do Sul, continue lendo o post.

Cobertura de seguro viagem para a África do Sul 

A contratação de um seguro viagem vai muito além das emergências médicas. Outros imprevistos, como questões jurídicas de acidentes de trânsito ou bagagem extraviada, são aliviados pelo seguro.

Veja abaixo as ocorrências cobertas pela maioria das seguradoras:

  • Despesa médica, hospitalar ou odontológica
  • Cobertura farmacêutica
  • Repatriação em caso de morte (regresso sanitário e traslado de corpo)
  • Garantia de viagem de regresso devido a morte ou doença grave de um membro da família
  • Assistência jurídica por acidente de trânsito
  • Orientação em caso de perda de documentos e cartão de crédito

No entanto, há seguros mais abrangentes, com adicionais que podem fazer sentido para a sua viagem:

  • COVID 19
  • Gestante
  • Idoso
  • Prática de esportes
  • Bagagem extraviada ou danificada

Como escolher um seguro viagem para a África do Sul 

Decidido(a) a contratar um seguro viagem para a África do Sul, mas sem saber como escolher? Recomendamos acessar essa ferramenta de comparação para conferir os melhores preços e coberturas do mercado e, assim, escolher o seguro que melhor atenda suas necessidades. Funciona assim:

  • Acesse a ferramenta clicando aqui;
  • Insira o seu destino, além do período de sua viagem;
  • Você será direcionado para uma lista com todas as opções disponíveis para aquele destino;
  • Selecione até 4 planos de diferentes seguradoras para ver lado a lado quais são as diferenças entre eles. Assim você conseguirá encontrar o que melhor funciona para a sua viagem.

Nossa dica é analisar com calma todos os itens que cada cobertura oferece, dando uma atenção especial para as coberturas relacionadas às despesas médicas, além de considerar as especificidades do seu grupo de viagem, como idade, caso você vá acompanhado de idoso ou criança.

Para ficar de olho:

  • Valor da cobertura do seguro

Recomendamos a contratação de um seguro com cobertura acima dos 30 mil dólares. À primeira vista, esse número pode parecer estratosférico. Contudo, caso seja necessária a realização de uma cirurgia de emergência ou internação, o custo com essas situações pode ultrapassar (e muito!) os 30 mil dólares inclusos no seguro. Desse modo, você terá que pagar a diferença do valor usado na volta para casa.

  • Proteções extras

A maioria dos seguros de viagem oferecem coberturas extras, que vão além da proteção médica. Por isso, observe qual é a empresa que te oferece mais vantagens na contratação, como reembolsos por extravio ou atraso da bagagem.

  • Cobertura para atividades de risco

Quem pretende se aventurar em esportes radicais ou qualquer atividade que envolva algum risco como escalar, mergulhar com cilindro ou esquiar, deve sempre contratar um seguro viagem com cobertura para este tipo de atividade.

quanto-custa-seguro-viagem-para-africa-do-sul
Além dos safáris, a África do Sul tem lindos lugares para caminhar e que deslumbram a beleza natural

Quanto custa um seguro viagem para a África do Sul? 

Muita gente não contrata um seguro viagem, porque acredita que vai custar muito caro, quando na realidade os seguros têm valores bem razoáveis, se você for colocar na balança despesas em outras moedas.

O custo de um seguro viagem para África do Sul varia entre R$120 e R$290, considerando uma semana de viagem.

Travel Assist 30 Mundo, com cobertura de USD 30 mil em despesas médico-hospitalares, é uma das opções com preços mais em conta. Uma semana sai a R$ 95 no boleto.

Já o Assist Card AC60 Mundo COVID19 custeia USD 30 mil de gastos médicos para COVID, além de USD 1.100 de gastos com hotel, e USD 1.000 de garantia de viagem de regresso, caso seja necessário ficar de quarentena no destino e remarcar voos.. Uma semana sai a R$ 528 no boleto.

Dica: para garantir 5% de desconto no seu seguro viagem para o Canadá, é só inserir adquiri-lo com o cupom MALADEAVENTURAS ao finalizar a compra. Você pode ainda pagar no boleto e economizar mais 5%!


Seguro viagem 2022: cobertura Covid 19 para África do Sul

É importante levar em consideração que a Covid 19 ainda está presente no nosso dia a dia e em países internacionais isso não seria diferente. Nada como sempre estar preparado para qualquer imprevisto, certo?

Por isso, vamos explicar um pouquinho sobre como funciona a cobertura Covid 19 para a África do Sul.

Qual é o melhor seguro viagem para a COVID-19 para a África do Sul? 

O Coris 30 Mundo Basic + Covid19 é uma ótima opção, com uma cobertura de despesas médicas de USD 30 mil. Ele vai da faixa etária de 0 a 70 anos, cobre despesas médico-hospitalares e inclui despesas referentes à contração do Covid 19.

Para os mais precavidos, o Assist Card AC60 Mundo COVID19 é bem mais completo e inclui até 10 diárias de hotel em caso de necessidade de quarentena e passagem aérea de ida e volta para um familiar caso o segurado esteja viajando sozinho e os médicos julgarem necessário a hospitalização no período superior a 48 horas.

Eles estão disponíveis na Seguros Promo, que é o site que sempre usamos para fazer um comparativo entre as melhores seguradoras do mundo.


Como acionar o seguro viagem na África do Sul?  

Caso precise do seguro durante sua viagem, basta acionar a seguradora ligando para o número de telefone disponível em sua apólice, que é o documento emitido pela seguradora onde o seguro é contratado.

É possível fazer essa ligação de qualquer lugar do mundo e o atendimento será sempre em português. Vale saber que algumas seguradoras oferecem o atendimento até mesmo por Skype, WhatsApp ou aplicativo próprio. Leia atentamente sua apólice antes da viagem para ter esses contatos em mãos caso seja necessário acioná-los.

roteiro cape town
As famosas casinhas coloridas de Muizenberg!

Dúvidas frequentes de quem pesquisa sobre seguro viagem África do Sul

O que é um seguro viagem?

O seguro viagem é um serviço que vai oferecer para você segurança, suporte e tranquilidade durante sua viagem internacional. Garantindo suporte necessário em qualquer situação de emergência.

Precisa de seguro viagem para a África do Sul?

Não é obrigatório ter um seguro viagem para viajar até a África do Sul, mas para evitar eventuais dificuldades e dores de cabeça, é sempre recomendado que se tenha.

Posso viajar sem seguro viagem para a África do Sul?

Pode, mas lembre-se que o sistema gratuito de saúde da África do Sul pode enfrentar dificuldades. Logo, você teria que pagar  consultas particulares por valores muitos maiores que o próprio seguro para conseguir arcar com qualquer eventualidade.

Quanto custa um seguro viagem para a África do Sul?

Muitas pessoas acreditam que vai custar muito caro. Porém, os preços sempre variam em torno de 200 reais considerando uma semana de viagem.

Qual o seguro viagem mais barato para a África do Sul?

O Affinity 35 Mundo com cobertura de USD 35 mil em despesas médico-hospitalares e alguns extras, como gastos por atraso em voo, bagagem extraviada e até 5 dias de hotel caso o viajante fique impossibilitado de seguir viagem. Ele custa apenas R$90 para uma semana.

O que o seguro viagem para a África do Sul cobre?

O seguro viagem garante muitas possibilidades para melhor lhe atender, oferecendo assistência médica, odontológica, jurídica, farmacêutica, extravio de bagagem, cancelamento de voos, acompanhamento de menores, transmissão de mensagens urgentes e muito mais. Clique aqui e faça sua cotação do seguro viagem África do Sul.

O que o seguro viagem para a África do Sul não cobre?

Sim, existem muitas situações que o seguro viagem não cobre, como por exemplo acidentes causados por viajantes alcoolizados ou com substâncias ilícitas, porte de armas ou qualquer outro tipo de comportamento irresponsável. E todas essas regras estão disponíveis na apólice, então se atente a elas!

Posso estender o seguro viagem durante a viagem?

Sim! O que indicamos é que fique de olho no vencimento da apólice, já que depois do vencimento não é possível estender. Mas, na maioria dos casos, é possível estender o seguro viagem quantas vezes for necessário.

africa-do-sul-seguro-viagem
No histórico Cabo da Boa Esperança.

Pronto para escolher seu seguro viagem para a África do Sul?

Depois de tantas dicas sobre seguro viagem na África do Sul, esperamos que você se sinta mais preparado para planejar sua própria visita ao país sem maiores preocupações. Boa viagem!


Você pode gostar de ver também: 

Quanto custa uma viagem para Cape Town

3 vinícolas que você deve conhecer em Stellenbosch, África do Sul

África do Sul: tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem

12 passeios que você não pode deixar de fazer em Cape Town

Roteiro de 7 dias na Garden Route


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *